sexta-feira, 31 de julho de 2015

Azulou (mas tem retrô também)

O Juventus lançou, nesta noite de quinta-feira, 30 de julho, o seu terceiro uniforme (ou uniforme comemorativo, como queiram), na cor azul, em homenagem aos 459 anos do bairro da Mooca, que serão completados no dia 18 de agosto.


A camisa recebeu esta cor diferente do tradicional grená e branco, presente no uniforme juventino desde 1930, por ser predominante na bandeira da Mooca. A bandeira foi oficializada em 2006 e desenhada pelo heraldista Dr. Lauro Ribeiro Escobar, que, também, foi o responsável pela elaboração do brasão distintivo do bairro, presente na bandeira, que apresenta o índio, de um lado, e o imigrante italiano, de outro.


De acordo com a descrição de Lauro Ribeiro Escobar, a razão da escolha destas cores para o estandarte são as seguintes:
"A cor blau (azul) do campo do escudo, tem o significado de justiça, formosura, doçura, nobreza, perseverança, firmeza, incorruptível, glória, virtude, dignidade, zelo e lealdade, atributos dos pioneiros colonizadores do bairro da Mooca, legados a seus pósteros, à perseverante busca do progresso e da prosperidade que caracterizam seus moradores"

"O metal prata [branco], é sinal de felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, integridade e amizade, referindo-se ao clima de harmonia e compreensão de que desfrutam os moradores do bairro, indispensável ao progresso e à prosperidade"

fonte: Portal da Mooca

O clube divulgou, em seu site, o seguinte "release":

A noite desta quinta feira (30/07) foi muito especial, porque estavam todos reunidos no Clube Atlético Juventus por um objetivo comum: homenagear a Mooca querida, que no próximo dia 17 de agosto completará 459 anos.

Pensando nessa data tão significativa, o Moleque Travesso aprontou mais uma das suas: enturmou com a Super Bolla e fez uma traquinagem especial para a Mooca.

O bairro de origem do Juventus, que conta com a mais fiel e apaixonada torcida, merecia um presente à altura.

Por isso, celebramos o lançamento da edição especial da camisa do Clube Atlético Juventus alusiva ao aniversário do bairro.

Azul como a bandeira da Mooca, esse manto comemorativo evidencia o orgulho do time por sua terra de origem.

A camisa conta com detalhes grená e branco, com a frase “Mooca 459 anos” estilizada na base e com a bandeira do bairro nas costas, abaixo da gola.

Deem as boas vindas ao novo manto que foi criado com carinho para a Mooca e toda a Nação Juventina.

Na oportunidade foi também apresentada a nova camisa estilo retrô que, sem duvida, sempre agrada os torcedores juventinos e amantes do futebol.


Momento em que a camisa azul foi oficialmente anunciada, com Roberto Brida e Larissa Abrahão (foto: Ale Vianna/CA Juventus)

Os ex-jogadores e ídolos juventinos Raudinei, Luizão, Alex Alves e Silva (foto: Ale Vianna/CA Juventus)

Terceiras camisas são sempre polêmicas e geram discussões (e até brigas!) entre os torcedores. Muitos clubes resistiram até decidirem lançar uma. Com o Juventus não foi diferente. Em 2012, uma camisa azul chegou a ser confeccionada, porém a ideia não foi à frente, como desta vez.

Os juventinos já estão divididos. Existe um grande orgulho pelo grená, cor diferente, vistosa, que diferencia o Moleque Travesso de todos os outros times e faz com que muitos o admirem. O grená é uma propriedade do clube, possui uma ligação muito forte com ele.

Gosto da ideia de camisa para homenagear a Mooca porque mostra apego às raízes e se opõe à internacionalização e expansão, que geralmente enfraquece a personalidade dos clubes. Não sei, porém, se esta foi a melhor escolha.

Nossa camisa azulina é de bom gosto, bem feita, mas causa uma certa estranheza. É o Juventus mesmo?

Pessoalmente, sou conservador e não sou fã de nada diferente de grená e branco, pois entendo como uma perda significativa de personalidade, pelos motivos já expostos, históricos e sentimentais. Lógico que, em razão de colecionar camisas, precisarei de uma para guardar.

Vestir azul é uma experiência e compreendo a posição e os motivos do clube para lançá-la. Terceira camisa é para vender e ser falada (nesta parte, já está dando resultado). O tempo dirá qual vai ser sua aceitação (a ideia é fazer o time jogar com ela), e se ela será repetida no futuro.

Ao que parece, a grande beneficiada nesta iniciativa poderá ser, justamente, a bandeira do nosso bairro, caso consiga se tornar mais popular entre os mooquenses. A camisa do Juventus é mais forte e muito mais conhecida que a bandeira azul e branca da Mooca.

Enfim, se o distinto especialista, Dr. Lauro Ribeiro Escobar, tivesse adotado o grená na bandeira da Mooca, não estaríamos metidos nesta discussão. Pô, doutor!

RETRÔ

Para contrabalançar, outras homenagens menos radicais ao passado glorioso juventino também foram prestadas com o lançamento de dois (na verdade, quatro) modelos retrô.

Duas  camisas alusivas a 1977 e duas camisas alusivas a 1983 (ano da conquista da Taça de Prata). As primeiras possuem o número às costas costurado, como na época.

As imagens abaixo foram divulgadas pela SuperBolla em sua página no Facebook.



Abaixo, o anúncio do uniforme retrô, recebido pelo técnico Rodrigo Santana e os jogadores atuais Nerylon, Adiel e Rafael Ferro, ladeados pelo representante da SuperBolla e pelas autoridades presentes (foto: Ale Vianna/CA Juventus)

ATUALIZAÇÃO

A Super Bolla divulgou, na manhã desta sexta (31), o seguinte comunicado por meio das redes sociais:

A Super Bolla vem por meio deste informar a toda a nação juventina, que a camisa em homenagem aos 459 anos do bairro da Mooca, não vai ser usada em jogos oficias, informa ainda que este é um item de colecionador e que nunca, jamais, teve a intenção de alterar a história, e ou a identidade que este clube carrega com si desde a sua fundação.
A Super Bolla desde já agradece a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados.